-Torno CNC


Basicamente as máquinas CNC são: FRESADORAS e TORNOS controlados por computadores.

CNC são as iniciais de Computer Numeric Control ou em Português Controle Numérico Computarizado.

É um controlador numérico que permite o controle de máquinas, é utilizado principalmente em Centros de Maquinagem. Permite o controle simultâneo de vários eixos, através de uma lista de movimentos escrita num código específico (código G). O CNC foi desenvolvido na década de 1940, e o mesmo é considerado uma evolução dos controladores numéricos. A utilização de CNC's permite a produção de peças complexas com grande precisão, especialmente quando associado a programas de CAD/CAM.
[editar]

Vantagens

A introdução do CNC na indústria mudou radicalmente os processos industriais. Curvas são facilmente cortadas, complexas estruturas com 3 dimensões tornam-se relativamente fáceis de produzir e o número de passos no processo com intervenção de operadores humanos é drasticamente reduzido. O CNC reduziu também o número de erros humanos(o que aumenta a qualidade dos produtos e diminui o retrabalho e o desperdício), agilizou as linhas de montagens e tornou-as mais flexíveis, pois a mesma linha de montagens pode agora ser adaptada para produzir outro produto num tempo muito mais curto do que com os processos tradicionais de produção.

As máquinas CNC além de um computador possuem as seguintes partes:

1. Fusos de esferas recirculantes - são eixos precisos sem folga nos mancais
2. Motores de CC - corrente contínua de potência
3. Tacogeradores (CC) - medem a velocidade angular dos motores
4. Encoders - medem o deslocamento angular dos eixos com muita precisão
5. Régua digital - substitui o encoder, medem o deslocamento linear dos eixos
6. Motor Drive - modulo de potência cuja saida é ligada aos motores de CC. Recebem do CNC um sinal analógico de -10V 'a +10V que informa a velocidade e direção do eixo. Recebe também o sinal de saida do Taco gerador, que fornece um feed-back da velocidade do eixo, controlando o motor de forma a manter a velocidade, mesmo quando a carga varia.
7. CNC, computador que a partir de um programa do usuário com os comandos para a produção da peça, comanda todos os eixos ao mesmo tempo. As entradas são o programa e os sinais dos encoders (ou réguas digitais). As saidas são sinais analógicos de -10V 'a +10V ligadas ao MOTOR DRIVE. O CNC vai gerando a posição dos eixos, ligados aos Motor Drives, que acionam os Motores CC, que giram os eixos, que giram os encoders (ou réguas), que fornecem ao CNC a posição real dos eixos.
8. Fins de curso - quando a máquina é ligada, o CNC manda todos os eixos para uma posição de referência, até acionarem todos os fins de curso (um por eixo), a partir dai o CNC sabe onde está cada um dos eixos, existe um certo erro de décimos de milímeros, porque os fins de curso não são muito precisos. Portanto é nescessário zerar manualmente todos os eixos. Mas uma referência razoável é obtida.

Fonte(s):
USJT - São Judas

Deixe seu comentário

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem

http://www.linkws.com